Visão Geral Brasil-ID​

Brasil-ID abrange toda a cadeia produtiva/logística brasileira, através de RFID padronizado, utilizado em produtos, veículos e recipientes em circulação pelo País, vinculados a documentos fiscais eletrônicos.​

O RFID é aplicado nos produtos, documentos e meios de transporte, com informações certificadas.​

Os leitores RFID validam as informações contidas nos TAGs e enviam para o banco de dados.​

As informações são armazenadas em banco de dados em nuvem.​

As empresas e o governo acessam as informações via web.​

A tecnologia do Brasil-ID atende a mercados Privados e de Governo atuando diretamente em processos de gestão eletrônica, desburocratizando processos, reduzindo custo, evitando fraudes e desvios de padrão, garantindo auditabilidade e disponibilizando informações em tempo real.​

Rodovias: Visão da Solução​​

Canal Verde Brasil-ID (protocolo ICMS 51/15)​

Com a frota utilizando o TAG contendo todas as informações fiscais, essas informações são lidas pelas antenas distribuídas pelas rodovias e são enviadas para o BackOffice Nacional, para que os órgãos fiscalizadores façam a liberação eletronicamente. Em caso prático, no corredor SP-BA houve uma redução de 33% no tempo de retenção, gerando uma economia de 1.080 horas/mês.​

Registros de ​ Passagem

ANTENA SEFAZ

ANTENA PEDAGIADAS

LEITORES ANTT

LEITURAS PF SEFAZ

Registros de ​ Passagem

Inspeção de Veículo em Movimento sem Necessidade de Parada nos PFs​

Consulta Integrada do MDF-e, CT-e e NF-e.​

56 horas de viagem com ​ Registros de passagem em cada Ponto de Leitura​

As informações são enviadas para o BACKOFFICE CENTRAL.​ Permitindo o controle de liberação ou retenção do veículo em Postos de Fiscalização.​

A Solução Brasil-ID Convênio ICMS 12/2013

Sistema baseado na tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) e outras tecnologias relacionadas, visa estabelecer um padrão único para a implementação de RFID em produtos, veículos e documentos fiscais em circulação no Brasil. Também prevê rastreamento, autenticação segura e antifraude, acreditados pelo governo e empresas privadas.​

Objetivo 1

Desenvolver e implantar uma infraestrutura tecnológica de hardware e software que garanta a identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias no Brasil. A solução utiliza chips RFID para padronizar, simplificar e acelerar processos logísticos e fiscais em todo o país.​

Objetivo 2
  • Racionalizar e agilizar processos;​
  • Reduzir custos e melhorar a logística;​
  • Controlar circulação de mercadorias;​
  • Combater sonegação, contrabando e falsificação;​
  • Favorecer concorrência leal;​
  • Integrar sistemas do governo e empresas;​
  • Desenvolver softwares para gestão nacional e centralizada do Brasil-ID.
Objetivo 3
  • Regulamentar o uso de RFID nacionalmente;​
  • Desenvolver sistemas com interface web e diferentes níveis de permissão;​
  • Implementar infraestrutura tecnológica completa, incluindo servidores e leitores RFID.​

Canal Verde Brasil-ID​​

Exemplo de Termo de Cooperação Técnica Brasil-ID.​

  • Termo de Cooperação firmado (60 meses prorrogáveis);​
  • Concessionária de Estradas apoiam o projeto e desejam integração, de modo a ampliar a cobertura e abrangência do projeto;​
  • ICL apoia o projeto;​
  • Empresas desejam a concorrência leal e fiscalização na sua grande maioria;​
  • Empresas incentivam o governo a regulamentar, pois aumentam sua produtividade, evitam desvios de padrão, diminuem seus custos operacionais;​
  • Incentiva o relacionamento eletrônico B2G;​
  • Governo diminui drasticamente a evasão fiscal e aumenta a arrecadação;​
  • Projeto aumenta a segurança pública, o controle sanitário;​
  • Empresas prestadoras de serviços incentivam o projeto junto ao governo e ao privado (Operadoras, Seguradoras, gestoras de riscos/frete/vpe, PAE, Dta-e, Dte).​

Visão Geral

Com a meta de prover monitoramento para as cadeias logística e produtiva brasileira, vinculados a Segurança Pública, Sanitária, Ambiental, Tributária, dentre outros, desenvolveram-se soluções através de um ambiente controlado com grande capacidade de replicação, na área de Rodovias e Porto de Santos. Além disso, possibilita serviços/projetos especiais suplementares aos setores.​

Portos Tier 1

  • Gestão eletrônica de processos fiscalizatórios no âmbito das rodovias.​
  • Redução ou Eliminação de tempo de parada nos postos de fiscalização.​
  • Aumento de arrecadação​
  • Ganho de produtividade e de competitividade para as empresas privadas.​
  • Controle de origem/destino e rotas.​

Portos Tier 2

  • Gestão eletrônica de processos em regiões portuárias.​
  • Carga/Descarga, armazenamento e distribuição.​
  • Prover incremento de produtividade e competitividade do Porto junto ao Mercado.​
  • Agendamento e gestão eletrônica de filas;​
  • Motoristas/Operadores/Autoridade Portuária/Pátios/Bolsões;​
  • Integração & Sincronismo à gestão de rodovias e pátios, além do agendamento eletrônico.​

Portos Tier 3

  • Seguradora Virtual.​
  • Agenciamento de FRETE.​
  • Gestão de Risco.​
  • Inteligência (IA) de Negócio.​
  • Acquirer.​
  • Rastreamento de veículos e cargas.​
  • Outros Serviços que empresas privadas poderão criar e operar.​

Tier 2: Rodovias

O Projeto Brasil-ID foi criado com o objetivo de INTEGRAR as diversas tecnologias de captura eletrônica (radares, antenas RFID, OCR, semáforos inteligentes) e bases de dados existentes nas esferas municipais, estaduais e federais. A tecnologia instalada nas principais rodovias, postos fiscais, grandes bolsões/pátios, postos de combustíveis, portos e aeroportos, dentre outros, fornecerá uma cobertura nacional que irá permitir às Cadeias Logística e Produtiva, total monitoramento, diminuição de tempos e custos.

Tecnologias e Plataformas
  • Integração de sistemas​
  • Plataforma de Monitoramento em tempo real​​
  • Suporte​
  • Gestão de processos​​
  • Instalação e manutenção de equipamentos​​
Infraestrutura
  • Data center​
  • Portais de captura​
  • Suporte​
  • Centro de gestão​
  • Recurso humano​
Área de Atuação
  • Principais rodovias de escoamento de mercadorias
  • Rodovias com postos fiscais
  • Raio de atuação nacional​
Legislação e Protocolos
  • Convênio ICMS 12/13​
  • Protocolo ICMS 51/2015 – CANAL VERDE​
Parceiros e Stakeholders
  • Indústrias
  • Distribuidoras
  • Seguradoras
  • Cooperativas de Transporte
  • Caminhoneiros Independentes
  • Transportadoras
  • Governo
Benefícios e Resultados
  • Diminuição direta de custos para as Cadeias Logística e Produtiva​
  • Diminuição do tempo de viagem (frete, seguro da carga, combustível, homem/hora, manutenção veicular)
  • Setor Privado e Governo obtêm Ferramenta de Fiscalização Eletrônica, com a garantia de sigilo e privacidade, utilizando tecnologia segura e algoritmos criptográficos na captura e transmissão de dados

Visão Global do Projeto (Workflow)

PROCESSOS DE IMPLEMENTAÇÃO

ESTADOS / SECRETARIA DA FAZENDA

COMERCIAL

Reunião da diretoria executiva com os estados e seus órgãos de gestão (rodoviária, portuária ou ferroviária).

DEP. ENGENHARIA MOOVII

PLANEJAMENTO

Realização de visita técnica. Elaboração de relatório com as necessidades técnicas a serem solicitadas às instituições responsáveis.

CONCESSIONÁRIAS / ADMINISTRADORA RODOVIÁRIA

DOCUMENTAÇÃO

Ofício do estado. Emissão de ART e plano operacional. Aprovação da ANTT.

DEP. ENGENHARIA MOOVII

PROJETO

Projeto situação. Projeto de elétrica e dados. Projeto estrutural. Cronograma de execução.

DIRETORIA / FORNECEDORES

COMPRAS

Quantitativo de equipamentos e custos (orçamento). Dep. compras elabora planilha com 3 fornecedores e prazos de entrega.

GESTÃO DE PROJETOS

EXECUÇÃO

Permanente para formação de equipes de prestadores internos e externos. Acompanhamento das atividades realizadas.

Tecnologias​

Monitoramento e Correção de Desvios ​

Controle de Rotas e Tempos​ ​

Agendamento Eletrônico​ ​

Fiscalização Eletrônica​ ​

Auditabilidade, Interoperabilidade​s ​

Diminuição de Custos​​

Aumento da Produtividade​ ​

Implantação de Tecnologias ​ Complacentes Brasil-ID

CÂMERA OCR
ANTENA RFID​
ETIQUETA RFID​
TAG LORA​ (HÍBRIDO)
SEMÁFORO​
CANCELA ELETRÔNICA​​
SLD​​
PMV​