O RFID é aplicado nos produtos, documentos e meios de transporte, com informações certificadas.
Os leitores RFID validam as informações contidas nos TAGs e enviam para o banco de dados.
As informações são armazenadas em banco de dados em nuvem.
As empresas e o governo acessam as informações via web.
Canal Verde Brasil-ID (protocolo ICMS 51/15)
Com a frota utilizando o TAG contendo todas as informações fiscais, essas informações são lidas pelas antenas distribuídas pelas rodovias e são enviadas para o BackOffice Nacional, para que os órgãos fiscalizadores façam a liberação eletronicamente. Em caso prático, no corredor SP-BA houve uma redução de 33% no tempo de retenção, gerando uma economia de 1.080 horas/mês.
Registros de Passagem
ANTENA SEFAZ
ANTENA PEDAGIADAS
LEITORES ANTT
LEITURAS PF SEFAZ
Registros de Passagem
Inspeção de Veículo em Movimento sem Necessidade de Parada nos PFs
Consulta Integrada do MDF-e, CT-e e NF-e.
56 horas de viagem com Registros de passagem em cada Ponto de Leitura
As informações são enviadas para o BACKOFFICE CENTRAL. Permitindo o controle de liberação ou retenção do veículo em Postos de Fiscalização.
Sistema baseado na tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) e outras tecnologias relacionadas, visa estabelecer um padrão único para a implementação de RFID em produtos, veículos e documentos fiscais em circulação no Brasil. Também prevê rastreamento, autenticação segura e antifraude, acreditados pelo governo e empresas privadas.
Desenvolver e implantar uma infraestrutura tecnológica de hardware e software que garanta a identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias no Brasil. A solução utiliza chips RFID para padronizar, simplificar e acelerar processos logísticos e fiscais em todo o país.
Exemplo de Termo de Cooperação Técnica Brasil-ID.
Com a meta de prover monitoramento para as cadeias logística e produtiva brasileira, vinculados a Segurança Pública, Sanitária, Ambiental, Tributária, dentre outros, desenvolveram-se soluções através de um ambiente controlado com grande capacidade de replicação, na área de Rodovias e Porto de Santos. Além disso, possibilita serviços/projetos especiais suplementares aos setores.
O Projeto Brasil-ID foi criado com o objetivo de INTEGRAR as diversas tecnologias de captura eletrônica (radares, antenas RFID, OCR, semáforos inteligentes) e bases de dados existentes nas esferas municipais, estaduais e federais. A tecnologia instalada nas principais rodovias, postos fiscais, grandes bolsões/pátios, postos de combustíveis, portos e aeroportos, dentre outros, fornecerá uma cobertura nacional que irá permitir às Cadeias Logística e Produtiva, total monitoramento, diminuição de tempos e custos.
PROCESSOS DE IMPLEMENTAÇÃO
ESTADOS / SECRETARIA DA FAZENDA
COMERCIAL
Reunião da diretoria executiva com os estados e seus órgãos de gestão (rodoviária, portuária ou ferroviária).
DEP. ENGENHARIA MOOVII
PLANEJAMENTO
Realização de visita técnica. Elaboração de relatório com as necessidades técnicas a serem solicitadas às instituições responsáveis.
CONCESSIONÁRIAS / ADMINISTRADORA RODOVIÁRIA
DOCUMENTAÇÃO
Ofício do estado. Emissão de ART e plano operacional. Aprovação da ANTT.
DEP. ENGENHARIA MOOVII
PROJETO
Projeto situação. Projeto de elétrica e dados. Projeto estrutural. Cronograma de execução.
DIRETORIA / FORNECEDORES
COMPRAS
Quantitativo de equipamentos e custos (orçamento). Dep. compras elabora planilha com 3 fornecedores e prazos de entrega.
GESTÃO DE PROJETOS
EXECUÇÃO
Permanente para formação de equipes de prestadores internos e externos. Acompanhamento das atividades realizadas.
Monitoramento e Correção de Desvios
Controle de Rotas e Tempos
Agendamento Eletrônico
Fiscalização Eletrônica
Auditabilidade, Interoperabilidades
Diminuição de Custos
Aumento da Produtividade